O que é?
É um dispositivo eletrônico inserido cirurgicamente na cóclea de pessoas com perda auditiva neurossensorial de grau severo e/ou profundo bilateral, com o objetivo de estimular eletricamente as fibras do nervo auditivo de forma a substituir parcialmente a função da cóclea.
Atualmente, a alternativa indicada para deficientes auditivos que não alcançaram níveis satisfatórios de percepção auditiva para os sons da fala com aparelhos auditivos convencionais.
Após a cirurgia, para que o indivíduo melhore sua comunicação oral e possa ter uma boa percepção de som, ele necessita de métodos de educação e habilitação/reabilitação auditivas (terapias) corretas e sistemáticas, que devem ocorrer imediatamente após a ativação do aparelho.
Orientação para as escolas
Importante saber:
- Implante não desenvolve audição normal.
- 0 novo som não é natural.
- O indivíduo com surdez profunda passa a ter o equivalente a uma perda leve a moderada.
- O implante possibilita a percepção dos sons agudos e detecta os sons da fala.
- A possibilidade de se entender a fala sem leitura orofacial ou de conhecer o contexto é imprevisível.
- O indivíduo leva em torno de 5 anos para adquirir uma fala mais natural e espontânea
A percepção da fala após a cirurgia acontece da seguinte forma:
1° ano de IC-emissão das primeiras palavras.
2° ano de IC-primeiras frases e linguagem espontânea.
Quanto mais cedo é feito o implante coclear, melhor será desempenho da linguagem e a alfabetização.Apesar de ser um procedimento da área médica, o impacto na área educacional é de grande relevância. As informações sobre o Implante Coclear ainda não são tão comuns em nossa realidade e este fato pode causar para os professores, em especial, reações de segurança por não saberem lidar com a tecnologia utilizada por seu aluno. A criança surda implantada, apesar de ter mais possibilidade de desenvolvimento linguístico oral que os surdos profundos com o uso de Aparelho Auditivo, continua a ser surda, pois não dispõe de uma audição normal, nem ouve quando o aparelho está desligado ou quebrado.
Enquanto uma criança ouvinte, com pleno desenvolvimento de linguagem, inicia seu processo de aprendizado escolar sem maiores dificuldades, seu colega usuário de IC, ainda pode apresentar uma lacuna entre a idade cronológica e a idade de desenvolvimento linguístico. A maioria das crianças com implantes cocleares ainda precisará de serviços especiais e apoio em algum momento ao longo de sua vida escolar e haverá períodos nos quais a criança não precisará de serviço algum. Embora a maioria dos alunos com implantes cocleares usará a linguagem falada, aproximadamente um terço delas usarão a Língua Brasileira de Sinais e oral) na escola e, portanto, precisam de intérprete de LIBRAS. É necessário que o professor esteja informado sobre quem é seu aluno com deficiência auditiva e capacitado para promover seu aprendizado. É importante familiarizar os colegas com a tecnologia de implante coclear, informando-os sobre como podem ajudar seu colega de classe, pois são uma parte essencial de seu sucesso na escola.
Instruções para a sala de aula:
- Deve-se continuar usando a língua brasileira de sinais na transmissão dos conteúdos em sala de aula enquanto não houver por parte do implantado o domínio do ouvir e falar.
- 0 uso da LIBRAS não impede o aprendizado da linguagem oral, pelo contrário, ela é um facilitador para o aprendizado da língua portuguesa oral e a compreensão da escrita.
- Os usuários de Implante Coclear poderão frequentar atendimentos educacionais especializados oferecidos pelas escolas, devendo a família estar ciente de que o trabalho desenvolvido será em língua brasileira de sinais.
- Os serviços de atendimento educacional especializados oferecidos nas escolas não têm o objetivo de trabalhar a linguagem oral, isso deve ser realizado em terapias específicas fora do contexto escolar.
- O professor pode e deve falar enquanto sinaliza.
- É importante que a criança una o que está ouvindo com o que está vendo.
- O aluno deve estar de frente para o professor, para que possa recolher informações através da leitura orofacial.
- O aluno deve ser posicionado longe das zonas ruidosas ou com vibrações e paredes, para uma melhor percepção da informação. (Sistema FM)
O professor deve:
- Evitar estar voltado para o quadro, de costas para o aluno ou movimentar-se de um lado para o outro durante as explicações.
- Falar de forma clara, com boa dicção, devagar e com ritmo.
- Usar frases completas e claras.
- Repetir sempre a informação quando necessário.
- Certificar-se de que o aluno está seguindo a explicação, fazendo-lhe perguntas sobre o assunto em momentos distintos.
- Incentivar sua participação no grupo.
- A escola pode e deve solicitar orientação aos profissionais que trabalham diretamente com o aluno fora da escola.