Foi em meados de 2008 que a direção pedagógica com seus professores, colaboradores e familiares vivenciaram um dos maiores desafios: Encaminhar a primeira aluna surda, Bianca Hornung Carlin, com com 5 anos de idade para o implante coclear- também conhecido como ouvido biônico realizado na época, no Hospital das Clinicas em São Paulo. Uma tecnologia nova, conhecida somente nas grandes cidades. O momento exigia estudo, pesquisa para conhecimento e suporte para a reabilitação auditiva, importante período logo após o procedimento cirúrgico.
Abaixo a matéria realizada na época ao jornal da Instituição, entrevista com a mãe de Bianca, Daniela Geiss Hornung Carlin.
Hoje, 16 anos depois da publicação da matéria, a equipe da Apadaf conversou novamente com a mãe Daniela, e também com a própria Bianca, protagonista dessa história. A curiosidade em saber como está a vida da ex educanda, que hoje aos 20 anos leva uma vida tranquila, e tem a missão de auxiliar sua irmã do meio, Lívia que também é surda implantada e hoje assim como sua irmã mais velha, frequenta a Instituição.

À esquerda atrás, o pai Adilson, na frente Lívia, Bianca ao lado, e a mãe Daniela com Davi no colo.