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Implante coclear

O que é?

É um dispositivo eletrônico inserido cirurgicamente na cóclea de pessoas com perda auditiva neurossensorial de grau severo e/ou profundo bilateral, com o objetivo de estimular eletricamente as fibras do nervo auditivo de forma a substituir parcialmente a função da cóclea.
Atualmente, a alternativa indicada para deficientes auditivos que não alcançaram níveis satisfatórios de percepção auditiva para os sons da fala com aparelhos auditivos convencionais.
Após a cirurgia, para que o indivíduo melhore sua comunicação oral e possa ter uma boa percepção de som, ele necessita de métodos de educação e habilitação/reabilitação auditivas (terapias) corretas e sistemáticas, que devem ocorrer imediatamente após a ativação do aparelho.

Orientação para as escolas

Importante saber:

A percepção da fala após a cirurgia acontece da seguinte forma:

1° ano de IC-emissão das primeiras palavras.

2° ano de IC-primeiras frases e linguagem espontânea.

Quanto mais cedo é feito o implante coclear, melhor será desempenho da linguagem e a alfabetização.Apesar de ser um procedimento da área médica, o impacto na área educacional é de grande relevância. As informações sobre o Implante Coclear ainda não são tão comuns em nossa realidade e este fato pode causar para os professores, em especial, reações de segurança por não saberem lidar com a tecnologia utilizada por seu aluno. A criança surda implantada, apesar de ter mais possibilidade de desenvolvimento linguístico oral que os surdos profundos com o uso de Aparelho Auditivo, continua a ser surda, pois não dispõe de uma audição normal, nem ouve quando o aparelho está desligado ou quebrado.

Enquanto uma criança ouvinte, com pleno desenvolvimento de linguagem, inicia seu processo de aprendizado escolar sem maiores dificuldades, seu colega usuário de IC, ainda pode apresentar uma lacuna entre a idade cronológica e a idade de desenvolvimento linguístico. A maioria das crianças com implantes cocleares ainda precisará de serviços especiais e apoio em algum momento ao longo de sua vida escolar e haverá períodos nos quais a criança não precisará de serviço algum. Embora a maioria dos alunos com implantes cocleares usará a linguagem falada, aproximadamente um terço delas usarão a Língua Brasileira de Sinais e oral) na escola e, portanto, precisam de intérprete de LIBRAS. É necessário que o professor esteja informado sobre quem é seu aluno com deficiência auditiva e capacitado para promover seu aprendizado. É importante familiarizar os colegas com a tecnologia de implante coclear, informando-os sobre como podem ajudar seu colega de classe, pois são uma parte essencial de seu sucesso na escola.

Instruções para a sala de aula:

O professor deve:

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