A APADAF é uma entidade civil de caráter filantrópico, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A instituição mantém convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial, cedendo professores e realizando o repasse de recursos financeiros através de Termo de Fomento – MRD (Modelo de Repasse Direto). Tudo isso é feito com o objetivo de atender os educandos surdos e também prestar Assessoria Técnico-Pedagógica, em convênio com a Prefeitura Municipal de União da Vitória, Prefeitura Municipal de Porto União, Prefeitura Municipal de Cruz Machado, Prefeitura Municipal de Bituruna e Prefeitura de Porto Vitória.
Os repasses de verba para a manutenção do atendimento e o repasse esporádico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome são destinados às necessidades básicas da pessoa portadora de deficiência e à sua integração ao grupo familiar e comunitário, recebendo ainda apoio financeiro da comunidade através do Centro de Captação de Recursos.
A APADAF desenvolve ações nas áreas da Educação Especial, Saúde e Assistência Social, criando condições para o desenvolvimento das potencialidades desses indivíduos, assegurando o princípio da equidade e o cumprimento da legislação. Oferecemos atendimentos e serviços à população surda da região, de diferentes faixas etárias, atuando de acordo com a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina.