Musicoterapia
A Musicoterapia na APADAF é uma prática terapêutica especializada que utiliza os elementos da música – som, ritmo, melodia e harmonia – como ferramentas para promover a comunicação, expressão, socialização e o desenvolvimento global das pessoas com deficiência auditiva e/ou transtorno do espectro autista (TEA).
Mesmo para aqueles com limitações auditivas, a música se apresenta como uma linguagem universal que pode ser percebida de diferentes formas – por meio da vibração, do movimento, da visualização e da interação. A atuação do(a) musicoterapeuta considera as singularidades de cada indivíduo, promovendo experiências sonoro-musicais que favorecem o autoconhecimento, a autoestima, a autonomia e a integração sensorial.
As sessões são planejadas de forma individual ou em grupo, respeitando o ritmo e os objetivos terapêuticos de cada participante. São utilizados instrumentos musicais, canções, recursos tecnológicos e atividades interativas, criando um ambiente seguro, acolhedor e estimulante.
A Musicoterapia também contribui para o fortalecimento das relações familiares e sociais, podendo envolver os cuidadores em determinados momentos do processo terapêutico, além de colaborar com a equipe multidisciplinar, enriquecendo o olhar sobre os aspectos emocionais, comportamentais e relacionais dos atendidos.
Por meio da música, abrimos caminhos para novas formas de expressão e conexão, promovendo saúde, bem-estar e inclusão.